IRARÁ CIDADE VIZINHA A CORAÇÃO DE MARIA VAI IMPLANTAR FACULDADE NO MUNICÍPIO


Depois de ter aprovado em regime de urgência urgentíssima por maioria absoluta o projeto de lei de número 606 de 14 de setembro de 2017 pela Câmara Municipal de Vereadores que autoriza o poder executivo municipal em ceder em regime de comodato o imóvel de propriedade do município de Irará para a instalação no prazo de vinte anos uma unidade da Consultoria Internacional de Educação entidade mantenedora da Faculdade Irará (FACIR) a ser credenciada pelo Ministério da Educação(MEC). O prefeito Juscelino Souza recebeu a reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará em seu gabinete de trabalho na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro e gentilmente concedeu entrevista.

O gestor declarou que a faculdade que irá ser instalada em Irará vai servir também aos municípios que compõem a nossa região, e não apenas a Irará, faço agradecimento aos vereadores que se sensibilizaram com a importância deste projeto para Irará e aprovaram o projeto por unanimidade, então só tenho que agradecer a parceria e a compreensão com o nosso projeto. O prefeito disse ainda que este foi o primeiro passo, mas existem também outros passos a exemplo das visitas técnica uma vez que esta sendo encaminhado o projeto para Brasília ao Ministério da Educação que passará pela primeira aprovação em seguida a visita técnica feita pelo órgão educacional isso faz parte da tramitação que tem de ser seguido para que efetivamente a faculdade venha a funcionar de maneira legal de acordo com a lei.

O prefeito Juscelino Souza destacou que a aprovação pela câmara de vereadores foi para um contrato de comodato, isso depois de algumas observações por parte da prefeitura que entendeu trazendo uma faculdade privada iria ficar muito dispendioso para o município, então iria dificultar para a população de Irará principalmente aquelas que querem realizar o sonho de ingressar em uma faculdade e para os jovens também no aspecto valor mensalidade, portanto a prefeitura esta fazendo a parceria pública privada (PPP) com esta empresa de iniciativa privada através do contrato de comodato para que se consiga através do apoio da prefeitura municipal de Irará reduzir as mensalidades, dentro deste contrato existe uma cláusula que beneficiará alunos da rede pública com um desconto especial e outras questões que irá favorecer bastante o ingresso de alunos oriundos de famílias carentes, portanto acredito que  a vinda da faculdade abrirá as portas do município e tratará estímulos para a juventude irarense e da região, para o futuro que nós sonhamos e o conhecimento indiscutivelmente  é a grande porta de entrada para o desenvolvimento da nossa cidade que terá uma divisa econômica porque são 750 alunos que se deslocam para cursar faculdade em Feira de Santana e a prefeitura disponibiliza o transporte.  

O prefeito destacou que neste primeiro momento está sendo levada uma relação nominal de professores de Irará inserido ao  projeto que será apresentado ao MEC em Brasília, para aprovação. o meu sonho é que Irará se torne um polo estudantil, temos vários municípios no Brasil que são referencia em educação, Irará como matriz do conhecimento não tem nada que pague.

 No aspecto social, dentro do contrato tipifica sobre bolsas para estudantes carentes, um percentual de alunos serão bolsistas de maneira que não crie dificuldades para a entidade mantenedora. O prefeito destacou que não é extensão da faculdade mantenedora, é uma faculdade irarense, com registro em Irará isso é algo que não se pode comensurar. Se os países que cresceram investiram em educação, Irará vai superar as dificuldades existentes  e estamos investindo em educação para que Irará se torne a força motriz e propulsora do desenvolvimento econômico e social. 

Os cursos  que virá para o município tem haver com a realidade local, voltados para o nosso desenvolvimento econômico. Em mensagem de esperança o prefeito declarou que Irará está abrindo as portas para o conhecimento educacional, uma faculdade  aqui (Irará) os jovens reconhecerá a importância e o quanto significa para eles, oportunidades em conquistar as suas independências por meio do conhecimento acadêmico e nível superior. Destacou o grande empenho do ex-ministro da república João Santana, atualmente Secretario de Desenvolvimento Econômico de Irará, portanto é um sonho nosso, o sonho que se sonha juntos pode tornar-se realidade, finalizou.

admin