IRARÁ REALIZA A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO FESTIVAL DE BEIJÚ

Destacando que as comidas típicas oriunda agricultura familiar, artesanatos, que são trabalhos produzidos pelas comunidades que trouxeram  para mostrar em seus stands instalados no espaço do evento, o Clube Camping  Irararense a margem da rodovia estadual-BA 504 na altura do quilometro 16 nesta segunda edição salientado que em 2015 neste mesmo espaço foi apresentado a primeira edição do projeto.


O evento aconteceu sábado e domingo, 9 e 10 de dezembro. Sábado com uma presença média de público boa, com o forrozeiro Del Feliz com carreira lançada na Europa, com 15 anos de carreira e estará lançando o seu 18º Cd neste no dia 13 deste mês de dezembro no teatro da Casa do Comercio em Salvador. Registro presença também foi Márcia Porto.
A banda Os Psicordélicos no vocal Kitute Coelho que também é poeta cordelista por natureza fez a abertura dos shows, trazendo em seu recheado repertório a mistura rock, reggae, música regional e os causos versado em cordel como a Maconha que Virou Incenso, entre uma música e outra Kitut declamou vários poemas de cordel. 
Na noite de sábado (9 de dezembro) também estiveram no mesmo palco e cantaram juntos Del Feliz e Márcia Porto que é das aposta do forró, já se apresentou ao lado de nomes também consagrados como Wesley Safadão, Avião do Forró, Márcia Porto vem se apresentado em várias festa e festivais em todo Brasil e vem ganhado espaço. O encerramento ficou com a voz marcante de Van Junior que dividiu a sofrência com o público que lhe aguardava o tão esperado momento para compartilhar esta sofrencia.
Domingo 10 de dezembro no segundo e último dia do festival do Beijú realizado no Clube de Campo Iraraense na margem da rodovia estadual BA 084 a produção do evento apresentou atividades culturais de comidas típicas local, e também avaliação do projeto impulsionado e executado pelas Bahiater e da CEDETER juntos a quatro municípios da região que fazem parte do Portal do Sertão que são; Irará, Coração de Maria, Santanópolis e Água Fria. 
Como parte das ações o palestrante Silvio da Silva apresentou slide com alguns temas sobre doenças entre elas depressão, diabetes, hipertensão, câncer de próstata e problemas relacionado as doença do coração. 

Seguindo a grade de programação algumas  homenagens foram feitas a trabalhadores rurais de Irará em uma exposição que foi realizada na última FENAGRO, e neste domingo (10/12) no último dia da apresentação do projeto Festival de Beijú edição 2017 os trabalhadores receberam novas homenagens  por meio de uma exposição coletiva de fotografia assinada pela fotógrafa Lucy Anunciação, Jairo Martins (em memoraria) (Jarinho da EBDA ) o propulsor da agricultura familiar em Irará também foi homenageado.

As apresentações culturais de quadrilha junina, com participação da banda percussiva Purificaê, samba de rodas Pisadinha do Pé Firme. Contanto e cantando seus causos no sertão nordestino Roberval Barreto interpretando várias canções do seu Cd e apresentando o projeto “Pabulagem” seguido do violeiro repentista Edvasco Carneiro da vizinha cidade de Feira de Santana e Romildo Alves cordelista e poeta. 
 informações do blog Clóvis Gonçalves de Irará

admin