Senador eleito, Coronel defende mais investimentos em educação

O senador eleito e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Angelo Coronel, participou hoje (06/12), no SENAI Cimatec, em Piatã, do II Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, promovido pelos tribunais de Contas do Estado e de Contas dos Municípios, com o objetivo de zelar pela qualidade do gasto público educacional. Em seu pronunciamento, Coronel disse que é importante o controle dos gastos, mas que é fundamental também que os investimentos em educação aumentem.

“Aplicamos cerca de US$ 2,2 mil por pessoa em idade educacional – de 0 a 24 anos – enquanto a Coreia do Sul aplica US$ 6,9 mil dólares por pessoa. E ainda perguntam: o que os Tigres Asiáticos têm que nós não temos? O controle é fundamental, mas ainda faltam recursos para cumprir a nossa obrigação constitucional de oferecer educação de qualidade, preconizada na Constituição de 1988”, disse Coronel.
O presidente da ALBA também voltou a criticar a Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos nas despesas primárias, inclusive na educação. “Vou levar para o Senado a rediscussão dessa Emenda, que impede que haja novos investimentos nos direitos sociais, principalmente em educação e saúde, por duas décadas. Temos que ter coragem para discutir – e vou fazer isso no Senado: por que os interesses do capital financeiro sempre absorveram mais recursos que a área de educação?”, questiona o senador eleito.

admin