Nova placa Mercosul passa a valer na Bahia a partir de hoje (26)

O novo padrão de emplacamento começará a ser feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a partir desta quarta-feira (26), após o feriado de Natal.
Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a placa veicular Mercosul deveria passar a valer na Bahia, na última segunda-feira (24), mas nesta data o expediente foi facultativo nas repartições públicas do Estado, e os serviços de emplacamento foram suspensos para atualizar o sistema. Os serviços são retomados hoje à partir das 8h.
Segundo o Detran, os processos abertos e com taxas pagas até 21 de dezembro serão finalizados seguindo o modelo atual da placa cinza. O órgão alerta que a fabricação da placa cinza estará proibida, a partir de hoje.
O padrão Mercosul será obrigatório para veículos novos e nos casos de transferência de propriedade e estado, mudança de município e categoria e troca de placas atuais danificadas.
O prazo para implementação da nova placa foi adiado por três vezes. Segundo o Detran, a prorrogação foi necessária por causa do número baixo de empresas fabricantes e estampadoras de placas que se cadastraram no Denatran para oferecer o serviço no estado. A placa terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d’água e código de barras bidimensional (QR-Code).

admin