Eleição 2020: mais de 13 pré-candidatos de olho na Prefeitura de Coração de Maria


A pouco mais de um ano do início oficial da campanha para a Prefeitura de Coração de Maria, mais de uma dezena de políticos testam pré-candidaturas para a disputa. O grupo abrange figuras com e sem mandato, novatos, veteranos, ex-candidatos, ex-prefeitos, parlamentares eleitos e secretários. A estratégia de marketing é lançar o nome com antecedência para medir a aceitação popular, prática conhecida no jargão eleitoral como ‘balão de ensaio’.
Uma dos personagens dessa corrida é o presidente da Coração FM, o assessor parlamentar da Assembléia Legislativa da Bahia e ex-chefe de Gabinete do ex-prefeito Diego Coronel, Alexandre Silva (PSD), que acumula uma segunda tentativa em manter seu nome como pré–candidato. Questionado sobre o assunto, ele confirmou sua pré-candidatura em 2020, indicou a possibilidade de concorrer ao pleito eleitoral e falou sobre seus sonhos a frente da prefeitura. Alexandre já divulgou que procura uma saída amigável no PSD, do senador Angelo Coronel, para a escolha do candidato do partido, mas já adianta que “caso venha ser candidato, tem o objetivo de garantir o maior número de legendas aliadas possível”.
O comerciante Cesar de Fonfona (PSD), que também faz parte do grupo do senador Angelo Coronel, seu cunhado, foi apresentado por pessoas ligadas ao senador e o deputado estadual e sobrinho Diego Coronel, durante visitas pelo município, como a possível candidato do PSD.
Cesar afirma que atualmente tem como foco conhecer os problemas do município, que também faz parte de um grupo político de onde podem surgir outros nomes para a eleição ao cargo na prefeitura. “Além do meu nome, também tem o do presidente da Coração FM , Alexandre Silva, Alan de Kelé e o ex prefeito Marilton Renova”, disse o comerciante.
Presidente da Câmara e vereador da oposição no parlamento municipal, Alan de Kelé (PSD) também tem aparecido em eventos, como pré- candidato para a disputa de 2020. Por meio de entrevista ao portal Coração Noticias, disse que ele seguirá a orientação do partido, que é comandado pelo Senador Angelo Coronel e Diego Coronel.

Mistério

O nome do ex-prefeito de Coração de Maria, Marilton Renova (PSD), também aparece como eventual candidato ao cargo majoritário. Procurado, o empresário não quis se pronunciar sobre o assunto. Em 2018, Renova foi um dos quer ajudou o Deputado Estadual Diego Coronel a ser o mais votado do estado Bahia.
Atualmente, o vice-prefeito Luis Carlos, costura sua candidatura para o posto hoje ocupado pelo prefeito Paim da Farmácia (PT). Em entrevista, disse que assumiu o comando da Secretaria de Obras deste o começo do segundo mandato do prefeito e frisou que apesar de cedo, vem trabalhando no comando da legenda com o intuito de organizá-la a fim de apresentar um nome para a disputa eleitoral. No ano de 2004 ele disputou as eleições para prefeito de Coração de Maria.
A lista de pré-candidatos inclui o Secretario de Administração, Washington Oliveira, que já foi vereador, vice-prefeito no município e secretário de obras por duas gestões. Ele informou que tem conversado com familiares e amigos, com a possibilidade de ser candidato: “Estamos conversando e estou analisando, mas já digo que tenho sim a vontade de disputar a eleição para comandar o Executivo municipal”, disse.
Sandro Oliveira, Chefe de Gabinete, que também é ligado ao prefeito Paim e filiado ao PT, afirmou que aguarda um posicionamento, mas garante que existe a possibilidade de ser indicado como candidato à Prefeitura de Coração de Maria.

Estreante

O presidente da Câmara de Vereadores, Alan de Kelé (PSD), que assumiu o comando da câmara e já comprou um carro novo, alem da reforma do prédio, também confirmou estar avaliando a possibilidade de disputar a eleição pela legenda ano que vem aguardando o posicionamento do comandante do partido Coronel e Diego Coronel.

O vereador e ex-presidente da Câmara que ficou quatro anos na presidência do legislativo, Marivaldo de Izidorio (PPS) disse que no momento está focado no mandato de vereador, mas que tem recebido convites de eleitores e lideranças para disputar a eleição municipal por conta de seu bom desempenho. “Vereador tem mandato em servir o povo. Estamos no grupo do prefeito Paim aguardando uma posição”, disse.
O filho do vereador Zé Miranda e colega de legenda de Marivaldo de Izidorio, o empresário Zé Gol (Sem partido) é dado como um dos candidatos no próximo ano. Na última disputa municipal, em 2016, ele conseguiu com o quarto mandato de seu pai com 942 votos, ficou com a segunda maior votação para vereador.
O empresário Kley Lima, genro da comerciante Flor de Liz, que já conseguiu através de seu amigo o deputado federal, Ronaldo Carletto, quase um milhão de reais em emendas para o município alem de vários poços artesianos, apesar de nunca ter concorrido a cargo eletivo, deve ser o nome do PP para a eleição de próximo ano.

A lista de pré-candidatos tem ainda: Professor Kekeu, Nelson Jú, Julio Moreno.

Quem viver verá!
Texto: Alex Barbosa

Redação CN