Após dois anos em obras, Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, será reaberta

Templo foi restaurado. Missa de reabertura será no dia 27 de outubro, às 10h.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação será reinaugurada no dia 27 de outubro após ficar fechada por dois anos para obras de restauração. A Missa de reabertura será às 10h.

Durante o período em que estava fechada, a novena dedicada a Nossa Senhora da Purificação acontecia na praça da Purificação, em um palco montado pela prefeitura da cidade. As missas semanais e dominicais ocorriam na Igreja de Nossa Senhora dos Humildes, que também fica em Santo Amaro.

A reinauguração vai contar com a presença de autoridades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antônio Tourinho Neto e do pároco da Purificação, padre Raimundo Mário de Santana.

No dia 27 também será celebrado o aniversário do pároco emérito e ex-reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim (Salvador), Monsenhor Walter Jorge Pinto de Andrade, que completará 80 anos.

Festa

A festa da Purificação de Nossa Senhora é uma das maiores comemorações da Igreja Católica Romana, e é realizada no dia 2 de fevereiro. Ela fica atrás da Festa da Conversão de São Paulo, que acontece em 25 de janeiro. No Santo Rosário latino da Igreja Católica, o quarto Mistério Gozoso é a apresentação de Jesus no Templo.

A celebração da Purificação de Maria e também da Apresentação de Jesus no Templo, que ocorre no dia 2 de fevereiro, comemora um episódio de quando Jesus ainda era criança. Na Igreja Ortodoxa e outras Igrejas Católicas do Oriente, ela é uma das doze Grandes Festas e também é conhecida como Hypapante (literalmente “Encontro”, em grego), Candelária, Purificação da Virgem e Encontro do Senhor.

G1 Bahia.

Redação CN