Choque anafilático: mulher quase morre após ter relação sem camisinha


Uma mulher de 46 anos quase morre após ter relação sexual com o marido. O caso inusitado aconteceu na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. De acordo com o The American Journal of Medicine, a vítima sofreu uma reação alérgica uma hora depois do ato sexual e começou a suar profundamente. Além disso, teve tontura e sofreu com quadros de diarreia.

Quando os sintomas pioraram, ela foi levada ao hospital, onde foi descoberto que ela tinha alergia à penicilina. A mulher negou ter tomado o antibiótico antes de fazer sexo ou ingerido alimentos incomuns. Após exames, os médicos descobriram que seu marido tinha ingerido nafcilina – uma forma de penicilina – para tratar uma infecção.

Os especialistas disseram que ela teve um choque anafilático, uma reação do sistema imunológico a uma substância que considera prejudicial. A reação alérgica grave faz com que a pressão arterial caia de forma repentina e as vias aéreas do paciente ficam mais estreitas, bloqueando a respiração.

Como resultado, os especialistas do Sinai Hospital disseram que a anafilaxia foi causada por conta de uma transferência da nafcilina através do sêmen. Como parte do tratamento, a mulher recebeu uma dose de adrenalina e os sintomas da reação alérgica melhoraram em 24 horas. A mulher já recebeu alta, mas foi orientada a não fazer sexo com o marido por pelo menos uma semana depois que ele terminar o tratamento com antibióticos.

Médicos disseram que penicilinas, assim como outros antibióticos, são conhecidas por se concentrarem no sêmen humano e podem ser absorvidas pela vagina. Eles agora pedem que médicos e farmacêuticos estejam cientes dos riscos potenciais de prescrever medicamentos às pessoas se seus parceiros tiverem alergias.

Redação CN