ORGULHO: Estudante faz ensaio de formatura em homenagem aos pais garis


O ensaio de formatura de Vanessa dos Santos, de 18 anos, concludente dos ensinos médio e técnico em Quixadá, no Sertão Central, comoveu muitas pessoas nas redes sociais. Ela usou as fotos como homenagem a seus pais, que trabalham como garis no Centro da cidade.
Ela concluiu, neste mês de dezembro, o ensino médio na Colégio Coronel Virgílio Távora e o técnico profissionalizante em informática na EEEP Maria Cavalcante Costa, o Liceu de Quixadá.
Para estudar, Vanessa andava 2 horas a pé para chegar ao centro de Quixadá. Ela mora com os pais e quatro irmãos no Bairro de Monte Alegre. Vanessa é a segunda da família a se formar no ensino médio. Sua irmã mais velha, de 20 anos, concluiu em 2018. Seus pais, Moisés, de 36 anos, e Iracilda dos Santos, de 45 anos, não chegaram a concluir o ensino fundamental, mas sempre incentivaram que os filhos fossem além.
Moisés é natural de Quixeramobim e trabalha como gari há mais de 20 anos. Iracilda era dona de casa e começou a trabalhar com ele há algumas semanas. Vanessa conta que os dois são muito apegados e trabalham lado a lado, todos os dias. A profissão dos pais foi motivo de discriminação em alguns momentos da vida escolar da garota, que era chamada de ‘filha do lixeiro’ por alguns colegas do ensino fundamental. “Nunca fiquei triste por estarem falando assim comigo. O erro não estava em mim, e sim neles”, conta Vanessa.
CASAL FOI PEGO DE SURPRESA
O orgulho da profissão dos pais se transformou no tema das fotos de formatura. A ideia de fazer as imagens no local onde Moisés e Iracilda trabalham foi do fotógrafo, Cleyton de Paula. Ele conta que, para realizar o desejo de Vanessa de ser fotografada com os pais, pegou a estudante e um de seus irmãos mais novos em casa e os levou para o Centro de Quixadá, surpreendendo os pais.

Redação CN