JORNADA PEDAGÓGICA 2020: SABERES E FAZERES: A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A VIDA


Foram inicializados na manhã dessa segunda-feira (03/02), das 8:00 às 13:00h os trabalhos inerentes à Jornada Pedagógica 2020, cujo tema foi Saberes e Fazeres: A relação entre a escola e a vida.

A Secretária Municipal de Educação, Edlene Paim em sua fala, enfatizou a importância desse momento na Rede, bem como sobre o planejamento das ações pedagógicas nas escolas ao longo da semana, para o início do ano letivo.

O Prefeito Paim, fez um breve balanço sobre os 7 anos de trabalho no campo da politica educacional, assegurando
que os profissionais terão todos seus direitos trabalhistas garantidos no seu governo que finaliza esse ano.

A Palestra Magna intitulada: O enfrentamento à Violência Instiucional e a valorização do currículo vivo, foi proferida pelo Dr. em Educação e pró- Reitor da UFBA, Penildon Silva Filho.

Na oportunidade, foi apresentado o Núcleo Núcleo em Aprendizagem e Acolhimento Psicossocial ( NEAAP), composto por uma equipe multiprofissional que estar sendo implantado na SEDUC: Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, Psicopedagogo. Pois a Lei Federal n° 13.395/2019 garante a psicologia e o serviço social nas redes públicas de educação básica.

O momento cultural contou com a maestria, a Banda Percussaê, composta por estudantes da Escola Neusa Maria, e pelo instrutor Black que nos abrilhantou com música.

Na terça-feira, segundo dia da Jornada, os painéis temáticos com o tema: Somos da Educação, somos da Rede, com a participação dos servidores dos 40%. E, para os profissionais dos 60% com a temática voltada para BNCC e os saberes e fazeres com as professoras Silvana Ferreira, Lanara Guimarães e Iris Santana.

A jornada continua nos Dias 05 e 06 com foco para o planejamento do ano letivo nas escolas.

Na próxima segunda feira, dia 10, as aulas da Rede Municipal de Educação serão iniciadas.

“Ninguém educa ninguém; ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (Paulo Freire).

Redação CN