Governo da Bahia retoma prova de vida de aposentados e pensionistas

O governo baiano retomou a prova de vida dos aposentados e pensionistas do Estado na última segunda-feira (3). No primeiro dia de atendimento, 127 beneficiários de diversos municípios baianos se submeteram ao procedimento, que está sendo oferecido pela primeira vez também por videochamada, para minimizar riscos em relação à contaminação pela Covid-19.

A expectativa do Estado é atingir, neste mês de janeiro, 11.797 pessoas. A convocação é realizada pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), de acordo com o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor que instituiu a pensão.

Segundo a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, até agora, 1448 aposentados e pensionistas já agendaram a prova de vida. Deste total, cerca de 30% optou pelo atendimento por videochamada, mas a expectativa é que haja um aumento progressivo da demanda pelo serviço nos próximos meses.

A coordenadora também orienta aos beneficiários que atendam ao chamamento dentro do mês do seu aniversário ou do mês de aniversário do instituidor da pensão previdenciária, para evitar o bloqueio do benefício.

Para realizar o procedimento, os aposentados e pensionistas precisam obrigatoriamente fazer o agendamento prévio na plataforma de serviços eletrônicos SAC Digital ou por meio do serviço de call center da Superintendência de Previdência, nos telefones 0800 71 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular). Mais informações sobre o procedimento podem ser conferidas por meio do Portal do Servidor.

Informações do Bahia Noticias

Redação CN