Idoso Morador do Distrito da Matinha chora ao relatar que não tem água em casa há 02 meses

Um idoso de nome Elesbão Alves de Cerqueira, morador da Rua Mangaratiba no distrito da Matinha em Feira de Santana, procurou o Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM na manhã desta segunda (6) para denunciar que está sem água em sua casa há 02 meses, mas as contas continuam chegando.
A falta de água no município tem sido uma constante, gerando muitas reclamações dos consumidores. Em uma entrevista recente concedida ao Conectado News, durante cerimônia de concessão do título de cidadão feirense ao secretário Estadual de Comunicação André Curvello,o deputado federal Zé Neto (PT) afirmou que a constante falta de água no município é causada pelo crescimento exponencial da cidade e que obras estão sendo realizadas pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para resolver o problema.
Ao Levante a Voz, o Sr. Elesbão relatou que procurou a Embasa, que afirmou poder abastecer o reservatório de sua casa apenas com mil litros de água, o que segundo o idoso é insuficiente, uma vez que moram no local 23 pessoas, contabilizando ele, sua esposa, filhos, noras e netos. Ele relata ainda, bastante emocionado, que chegou a se ajoelhar e rezar o pai nosso dentro do escritório da Embasa no Conjunto Feira IV.
“Dois meses sem água, nem de noite nem dia. Moro com minha esposa, filhos, esposa dos filhos e netos, são 23 pessoas, dividindo mil litros de água. Estive na Embasa após o feriado, pedi um caminhão pipa, que serve para mim e meus vizinhos, me aborreci com o dono do caminhão, porque só nos deu mil litros. No distrito da Matinha é uma falta de água terrível, semana passada fizeram manifestação, mas não adiantou. Eu fiz minha casa, com a varanda, peguei umas bicas de 200 e parti ao meio, quando estava chovendo caia no tanque, mas a chuva agora parou nem isso tem”.
Apelo
“Peço aos senhores governantes que tenham piedade do povo da Matinha, estou falando para o mundo inteiro, não é somente por mim. Estive novamente na Embasa e o que eles dizem é que só podem botar mil litros, que para minha familia de 23 pessoas não dá nem 50 litros para cada. Isso me doeu o coração, ajoelhei ao chão e rezei o pai nosso. Só Jesus tem piedade de nós, porque ajoelhei lá e rezei pedindo chuva, porque quando tiver chuva, eu garanto que eles abrirão as comportas”, disse.
Ouça na íntegra abaixo.
Em resposta enviada ao Conectado News a Embasa disse que o aumento do consumo nesse período de calor tem causado a falta de água no município, quanto aos problemas relatados pelo Sr. Elesbão, a Embasa se comprometeu em verificar o que ocorre em sua rua.
O sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana está operando em sua capacidade máxima e, com a antecipação das altas temperaturas e o consequente aumento do consumo, desde outubro, a Embasa tem registrado a ocorrência de falta de água em algumas localidades do distrito da Matinha. Diante deste cenário, a empresa vem ajustando a distribuição de água, implementando intervenções operacionais e realizando o abastecimento alternativo através de carros-pipa em pontos mais críticos do distrito. Sobre o imóvel questionado pela reportagem na Rua Mangaratiba, a Embasa vai verificar o que pode estar afetando o abastecimento na rua.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro ou sua cidade para o nosso WhatsApp (75) 9 8881-2277 Nos insira nos seus grupos
Fonte: Conectado News